Semana passada estava ouvindo um podcast e ouvi uma reflexão que fez total sentido para mim.
O protagonista dizia que geralmente convocamos reuniões para “alinhar” as ideias. Considerando que as palavras tem poder e nos remetem a ação, buscando a semântica da palavra “alinhar”, com esta convocação começamos a desenvolver um imenso problema em nossas equipes, pois “alinhar” significa enfileirar, colocar em ordem, padronizar. Esta seria uma convocação ao enquadramento que limita a expressão e a criatividade.
Seguindo este pensamento o ideal seria convidar a equipe para “sintonizar” as ideias, estimulando um ambiente onde opiniões, sugestões e troca de experiências percepções são estimuladas para gerar harmonia, construindo conceitos mais amplos, que quando congruentes aos objetivos estratégicos do negócio podem trazer desenvolvimento e diferenciais competitivos, exatamente por “pensar fora da caixa”.
Esta reflexão me fez pensar como, muitas vezes mesmo sem perceber, damos comandos verbais que ativam crenças limitantes, tanto em nós quanto nos outros, e que na maioria das vezes remetem a objetivos contrários ao que temos.
Sendo assim faço aqui um convite: bora pensar nos comandos que damos a nós mesmos e aos outros. Bora entender que as palavras tem um imenso poder e esta consciência nos dá a responsabilidade de pensar antes de falar e entender os nossos objetivos antes de partir para a ação!
Vem comigo?
Eu sou Silvia Luiz, Mentora de negócios e carreiras e tenho como propósito fazer florescer o potencial das pessoas para que elas tenham prosperidade em suas vidas e em seus negócios.