SERÁ QUE SÓ TEMOS APRENDIZADO E RESULTADOS COM MÉTODOS TRADICIONAIS E EM AMBIENTES FORMAIS?
Muitas pessoas desconsideram a efetividade alguns eventos quando tem a informação de que as atividades são conduzidas de forma lúdica: com jogos, brincadeiras, desafios, vivências, contos, metáforas, visualizações etc.
Pois é, talvez seja hora de ampliar a visão em relação a isto.
Podemos partir de estudos feitos por Howard Gardner que desenvolveu a Teoria das Inteligências Múltiplas, na qual defende que a mente humana tem vários tipos de inteligência. Segundo esta teoria, as pessoas tem traços de todas as inteligências identificadas, contudo algumas delas são mais desenvolvidas, assim se estimuladas oferecem facilidade de assimilação e aprendizado.
A teoria de Gardner questionou e vem mobilizando a estrutura educacional desde então e me estimula a perguntar novamente: Será que só há aprendizado e resultados através de métodos tradicionais?
Ou podemos também focar no Método de Ensino Waldorf, que visa desenvolver as pessoas de forma holística e integrada. Uma das formas de utilizar este método é trabalhar conceitos, fórmulas e outras informações deste tipo, utilizando a prática, estimulando a vivência e a experimentação, o que pode facilitar a compreensão das pessoas e, inclusive, gerar interesse e curiosidade para aplicações diferentes ou em outros contextos, trazendo melhoria e inovação para os processos.
Com base nisto, novamente me sinto estimulada a perguntar: Será que só há aprendizado e resultados em ambientes formais?
Em minha opinião as atividades lúdicas tem o potencial de gerar insights que impulsionam as pessoas para entender melhor os contextos, entender melhor suas sensações e emoções , o que pode levar à mudança de atitudes e comportamentos.
Contudo entendo que para gerar estes efeitos é essencial que as atividades lúdicas:
- 1) tenham um objetivo claro, que seja compartilhado com todos os envolvidos;
- 2) tenham regras previamente estabelecidas com os envolvidos, que sejam informadas e seguidas para gerar confiança no processo;
- 3) sejam conduzidas por facilitadores experientes, com expertise para avaliar vivências, resultados e comportamentos apresentados, contextualizando-os com eficiência para promover um “fechamento” adequado;
- 4) tenham como base o respeito a todos os envolvidos.
Isto posto, te convido a refletir na forma como você está buscando e estimulando o aprendizado nos ambientes em que você participa.
Eu sou Silvia Luiz, Mentora de Negócios e Carreiras.
Que tal compartilhar comigo sua reflexão?
No próximo artigo vou abordar como trabalhar atividades lúdicas para desenvolver uma equipe de alta performance. Fique ligado!!!
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