Ano novo, concorrência a mil, necessidade “para ontem”: de agilidade, de foco no cliente para oferecer soluções, de redução de custos para incrementar o lucro, de promoção de diferenciais e inovações de mercado…
Gestor: estes são alguns dos desafios que você tem a cada reunião de resultados?
Se sua resposta for sim, que tal focar na equipe ao invés de focar nos processos?
Pois é, na gana de cumprir com os desafios, a tendência é buscar melhores formas de fazer os processos sem considerar que os processos são feitos por pessoas.
Sendo assim, quanto mais engajadas com aos objetivos as pessoas estiverem, teremos como resultado melhores entregas e por consequência a otimização dos resultados.
Então vamos abordar aqui alguns assuntos que são essenciais para promover este engajamento das pessoas:
- PROPÓSITO CLARO – ter os objetivos da empresa ou do negócio divulgados de forma clara e objetiva
- METAS ESTABELECIDAS E DIVULGADAS – também de forma clara e objetiva para que sejam compreendidas por todos
- PROCESSOS E RESPONSABILIDADES DEFINIDOS – com clareza e objetividade para que sejam cumpridos, respeitados.
Estes itens são básicos e cruciais para desenvolvimento de um negócio de forma assertiva. Todas as pessoas envolvidas (colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes) devem compreender e se dispor a segui-los.
Somados a estes itens, temos a condução da equipe e este é um papel do Líder e que faz toda a diferença!
- DESENVOLVIMENTO DA CONFIANÇA: fator essencial para entender sua equipe e se fazer entender por ela. Para desenvolver a confiança é necessário agir e cobrar atitudes da da equipe quanto a: AUTENTICIDADE, VULNERABILIDADE e RECIPROCIDADE – compartilhar a jornada, reconhecer medos e erros, saber pedir e receber ajuda, ser sincero e honesto, cumprir com os compromissos.
- ALINHAMENTO DE EXPECTATIVAS: conhecer propósitos e sonhos das pessoas, reforçá-los com base na cultura organizacional, promover comunicação de mão dupla, com troca de ideias e sugestões.
- DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: reconhecer as habilidades dos colaboradores, identificar pontos de melhoria e propor desafios para desenvolvê-los, auxiliando na elaboração de planos de ação. Constantemente esclarecer sobre as oportunidades que ele tem na empresa, conversando a respeito.
- CONSTRUÇÃO DE RELACIONAMENTO: ter o respeito como base das relações, incentivar a “dar e receber” feedback
- RECONHECIMENTO DE AÇÕES E RESULTADOS: reconhecer e incentivar passos de desenvolvimento, comemorar e divulgar resultados.
E aí estão aspectos essenciais para promover o engajamento das pessoas.
GESTOR, para ter êxito na prática destes itens é muito importante que você tenha autoconhecimento, uma vez que esta relação requer INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.
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E então, já pensou a respeito deste assunto?… que tal começar a praticar este engajamento?
Eu sou Silvia Luiz, Mentora de Negócios e Carreiras e posso ajudá-lo a conduzir este processo, seja com treinamentos comportamentais ou com processos de coaching e mentoria para você individualmente ou para sua equipe.
Bora otimizar resultados!
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