A Comunicação Eficaz é essencial para o desenvolvimento de qualquer relação, logo este é um fator crítico de sucesso para as empresas.
Comunicar de forma eficaz em um ambiente com pessoas diferentes é um desafio. Este desafio está incrementado atualmente, pois estamos vivenciando a Diversidade Geracional: três gerações com habilidades, objetivos e visões diferentes convivendo no mercado de trabalho.
Falamos aqui das famosas Gerações X,Y e Z.
Sendo assim, vamos entender um pouco do perfil padrão das pessoas destas gerações:
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Vejam só as características são diferentes mas complementares. Desta forma, se desenvolvermos um ambiente no qual haja respeito às diferenças, com estratégias para incentivo e aplicação das características positivas de cada uma das gerações, teremos o melhor dos mundos:
- processos bem definidos e desenhados com foco nos resultados;
- utilização de tecnologia e ferramentas que otimizam as atividades;
- aproveitamento sustentável dos recursos de forma geral (humanos, físicos, financeiros);
- promoção da melhoria do ambiente de trabalho e da qualidade de vida dos envolvidos
- difusão de imagem adequada da empresa no mercado.
Para iniciar este trabalho é imprescindível quebrar a crença de que: as pessoas da geração “X” estão velhas e tem pouco a oferecer, e também que as pessoas da geração “Z” só querem resultados imediatos, portanto não se envolvem.
Para ter Comunicação Eficaz em primeiro lugar é preciso estabelecer Confiança com seu público.
A Confiança é desenvolvida a partir da Assertividade, que se consegue a partir destes aspectos:
- Mantenha-se atualizado e bem informado;
- Comprove a origem das informações que você propaga;
- Forneça informações consistentes, baseadas em pesquisas, dados e fatos;
- Ouça e entenda o contexto para então se colocar;
- Expresse suas opiniões, posicione-se;
- Seja autêntico.
Cuidando de sua assertividade ao se comunicar, vale atentar aos aspectos abaixo para desenvolver comunicação eficaz com a equipe:
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- Objetivos e metas: claros para direcionar a trajetória;
- Processos e responsabilidades: quem faz o que, como e quando faz, com que recursos faz. Importante desenvolver os processos com a equipe para gerar assertividade e senso de pertencimento;
- Público alvo:
- Conhecer sua equipe: habilidades, limitações, anseios, sonhos. Desta forma é possível se comunicar com base em aspectos que fazem sentido e sejam interessantes para a equipe;
- Atentar para a forma de se comunicar, usando ferramentas e linguagem consistentes, conforme as questões apontadas neste artigo;
- Ter constância na comunicação;
- Divulgar constantemente o resultado das ações para atingimento dos objetivos e metas.
Que tal avaliar como está sua comunicação?
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Eu sou Silvia Luiz, Mentora de Negócios e Carreiras, espero você para falarmos a respeito!
#mentoriadenegócios #mentoriadecarreiras #comunicaçãoeficaz