Em sua 5a. Edição do Relatório de Tendências de Gestão, a GPTW – Great Place to Work, trouxe informações que demonstram que as pessoas serão o centro das principais estratégias utilizadas pelas empresas para desenvolvimento e otimização de resultados.
Estamos em plena adaptação:
- definição do formato de trabalho mais adequado às condições e especificações de cada empresa;
- diversidade geracional, visando promover o interesse e o desenvolvimento dos colaboradores, considerando a diversidade deste contexto;
- mudanças de mercado, pós pandemia: concorrência, exigências dos clientes, definição e divulgação de diferenciais, entre outras.
Para dar sustentação às empresas neste período é muito importante investir em ações que promovam o engajamento, que por consequência leva à otimização de resultados. Desta forma destacam-se 03 ações como primordiais neste sentido:
- Capacitação e Desenvolvimento dos Líderes, visando aflorar a:
- compreensão e propagação da cultura organizacional;
- conscientização e aprofundamento quanto aos produtos e serviços da empresa;
- atualização constante, prática, compartilhamento e orientação em relação aos conhecimentos técnicos específicos de sua área de atuação;
- visão estratégica para atuação com foco no negócio;
- Inteligência Emocional para desenvolver confiança e relações consistentes
- Liderança para propiciar, o engajamento e o desenvolvimento das equipes
- Cultura Organizacional: que após definida e divulgada, deve ser constantemente revisitada, visando atualização e adequação, bem como a retroalimentação. Este processo tem como objetivo direcionar todos os colaboradores em relação aos propósitos e valores da empresa para que definição de políticas internas, metas e planos de ação assertivos.
- Comunicação Interna: estruturada de forma inclusiva, gerando interesse e motivação a todos, com informações seguras e centralizadas, promovendo adaptação, engajamento e inovação dos processos.
Embora estejamos falando de processos amplos como qualificação de lideranças, cultura organizacional e comunicação interna, nota-se que o foco está na compreensão e envolvimento das pessoas, visando seu engajamento e senso de pertencimento para otimizar resultados e favorecer a inovação.
Interessante notar que este estudo diz respeito as empresas, independente de ramo ou porte, pois a fala de tendências de mercado, norteando produtores e prestadores de serviços.
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Considerando estes dados, que para mim são lógicos e consistentes, convido você para refletir:
- Empresário:
- Sua empresa tem uma Identidade Empresarial (Missão, Visão e Valores) sólida, que reflete seu negócio e seus colaboradores a conhecem e praticam?… Ela é a base do desenvolvimento da Cultura Organizacional.
- Os líderes em sua empresa conhecem, praticam e desenvolvem suas equipes com base na Identidade Empresarial? Em sua empresa existe um ambiente para troca de ideias para solução de problemas e melhoria de processos?
- Prestador de Serviços:
- Você conhece a Identidade Empresarial de seus clientes?
- Diante de uma solicitação do cliente, busca desenvolver soluções que atendam a esta Identidade Empresarial?
- Líder:
- Você conhece, pratica e propaga para sua equipe a Identidade Empresarial da organização em que trabalha?
- Você compartilha conhecimentos e ideias com sua equipe para resolver problemas e otimizar os processos?
- Você conhece os membros de sua equipe, seus objetivos, desejos e receios? Se sim, como usa estas informações para desenvolvimento?
- Os colaboradores conhecem as metas e os processos de sua área?
- Você conhece e administra suas emoções para direcionamento das relações?
- Profissional:
- Você sabe quais são seus objetivos profissionais e seu propósito de vida?
- Você conhece a Identidade Empresarial da organizacional onde trabalha? Se sim, o que faz com esta informação?
- Como você se relaciona com sua equipe de trabalho?
Entendo que esta reflexão pode auxiliar a você a identificar seus pontos fortes e de melhoria e então, estabelecer um plano de ações consistente, com base nesta análise.
Eu sou Silvia Luiz, Mentora de Negócios e Carreiras, fico à disposição para falarmos sobre este assunto!