Estive refletindo e cheguei a conclusão de que comunicação é tudo.
Todas as manifestações que temos comunicam algo, seja na forma como nos vestimos, como nos comportamos, como falamos, como escrevemos, com quem andamos, o que lemos e por aí vai.
Isto fica mais complexo quando estamos a frente de um negócio, no papel de Empresário, situação na qual compartilhamos com parceiros e colaboradores nossas ideias para desenvolver serviços ou produtos, que encantem nossos clientes, gerando resultados e fazendo girar o ciclo.
Observe quantas formas de comunicação estão envolvidas neste processo desde a identificação de objetivos, passando pelo compartilhamento de ideias até a venda de serviços ou produtos:
AUTO IMAGEM / AUTOCONHECIMENTO: a comunicação consigo mesmo, que te permite compreender suas crenças limitantes e buscar o desenvolvimento para transformá-las em crenças possibilitadoras, que te impulsionem para identificação e busca de seu propósito.
IMAGEM PESSOAL: por mais banal que pareça, a forma como o Empresário se apresenta (vestimenta, estilo, atitudes etc.) gera uma impressão que repele ou aproxima as pessoas. Para ter abertura para compartilhar suas ideias, é importante que sua imagem pessoal transmita respeito e segurança para que as pessoas que você quer, sintam-se atraídas para ouvi-lo.
IDENTIDADE EMPRESARIAL: é puramente a comunicação dos objetivos e valores do negócio para todos os envolvidos. E para tanto é imprescindível aplicar várias formas de comunicação, que quanto mais assertivas, mais geram resultados:
a) comunicação verbal: compartilhando as ideias para dar consistência aos produtos e serviços.
b) comportamentos : respeito, integridade, confiança, escuta ativa, liderança. Estes comportamentos promovem o engajamento para desenvolvimento e otimização dos processos. Os comportamentos, sem sombra de dúvidas, são a comunicação de suas intenções e valores.
c) comunicação escrita: na determinação de regras, procedimentos, metas, controles. Estes devem ser específicos e descritos com objetividade e clareza para padronizar processos e para acompanhamento dos resultados.
IMAGEM EMPRESARIAL: é a comunicação dos objetivos e ações da empresa com o mercado, envolvendo relações com os stakeholders, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. Esta comunicação é desenvolvida de forma direta nas relações e também através das redes sociais e da mídia.
Toda a manifestação gera comunicação, portanto entender o que queremos comunicar e definir uma forma adequada de fazer isto é essencial para otimizar resultados.

Eu sou Silvia Luiz, Mentora de Negócios e Carreiras. Eu tenho expertise para auxiliar Empresários e Profissionais a otimizar seu processo de comunicação.
Entre em contato, vamos conversar á respeito?
#mentoriadenegócios #mentoriadecarreira #comunicação #resultados