Você já teve algum feedback sobre uma situação, que você nem fazia ideia e que foi gerada por um comportamento seu? … Pois é … é muito importante estarmos atentos a nossas atitudes.
Muitas vezes agimos de forma automática, sem pensar e isto pode gerar dificuldades em nossas relações e trazer prejuízos em nosso negócio, sem que possamos imaginar o motivo.
É comum estarmos “ligados no 220”, agir com pressa e por impulso e como esta condição é comum para nós, geralmente reproduzimos os mesmos comportamentos em situações semelhantes, isto passa a ser um hábito e passa a fazer parte de nossas atitudes.
Todos nós somos avaliados através da observação de nossas atitudes.
As pessoas observam as ações umas das outras e imediatamente “rotulam-se” entre si a partir das percepções que estas observações geram. Desta forma, podem aproximar-se ou afastar-se umas das outras em função destas percepções. Isto ocorre entre as pessoas na vida pessoal e profissional.
Na vida pessoal, por vezes, temos a necessidade de estreitar contatos mesmo quando não “gostamos de nossas percepções”, e podemos ter a oportunidade de conhecer melhor as pessoas e mudar nosso conceito inicial.
Na vida profissional, onde há outras questões e cobranças por resultados, nem sempre temos esta oportunidade… Imagina então nos negócios, em uma relação de cliente e fornecedor: será que uma atitude do fornecedor não pode levar um cliente a se afastar, sem nem mesmo conhecer o produto ou serviço deste fornecedor?
A imagem do negócio está atrelada as atitudes das pessoas.
Vamos pensar em alguns exemplos práticos para esclarecer.
SITUAÇÃO 1: O cliente envia uma mensagem ao fornecedor, reportando uma situação que necessita de retorno. O fornecedor visualiza e após 02 horas ainda não respondeu.
Pensamentos do cliente:
- fornecedor displicente
- fornecedor desorganizado
- fornecedor não é comprometido
- meu assunto/minha empresa não interessa a ele
- fornecedor está querendo me “enrolar”
Motivos do fornecedor:
- está buscando informações para responder de forma assertiva
- leu a mensagem, iniciou outro atendimento e retornará ao terminar
Como podemos notar, não há nada de errado com o fornecedor, exceto o fato de ele não responder assim que leu, mostrando seu interesse e comprometimento com o cliente.
A falta de retorno gera a impressão de displicência e desinteresse.
SITUAÇÃO 2: O cliente entra em contato com uma dificuldade e o fornecedor oferece respostas rasas e claramente inconsistentes.
Pensamentos do cliente:
- fornecedor não sabe do que está falando
- não há clareza de processos da empresa: este fornecedor não é confiável.
- fornecedor não é sério
- fornecedor está querendo me “enrolar”
Motivos do fornecedor:
- a regra é pronto atendimento ao cliente
- precisa demonstrar agilidade e conhecimento
- não tem acesso a todas as informações
Neste caso a melhor atitude seria ouvir e anotar as questões do cliente, encaminhar a quem possa responder ou solicitar um prazo cabível para retorno e resolução do problema ao cliente, e claro, cumprir com o prazo.
Respostas rasas e inconsistentes demonstram incompetência e falta de seriedade, prejudicando a credibilidade.
SITUAÇÃO 3: Grupo de negócios voltado a networking e desenvolvimento de parcerias.
Determinado profissional:
- chega no grupo interrompendo outros participantes
- entrega cartão de visitas e fala sobre as vantagens de seu negócio
Pensamento dos outros participantes:
- mal-educado
- não respeita as pessoas
- não sabe ouvir
- só quer vender, não merece atenção
- é um “tubarão”, só enxerga seu negócio
Motivos do profissional em questão:
- precisa “vender”, para atingir suas metas
- precisa divulgar sua empresa para ter visibilidade no mercado
- “quem não é visto não é lembrado”, tenho que chamar atenção
Para participar de um grupo de negócios voltado a networking e desenvolvimento de parcerias é essencial:
- “OUVIR” as pessoas, pois assim você consegue identificar oportunidades de ajudá-las e de oferecer seus produtos/serviços de forma assertiva.
- Respeitar a ordem da equipe, aguardando oportunidades para se colocar… e pode ter certeza, as oportunidades surgirão, pois a maioria dos presentes quer conhecer você e seu negócio.
- Demonstrar interesse genuíno em conhecer o negócio de todos para entender as possibilidades de negócios e parcerias.
Tenho certeza que a maioria dos leitores aqui já vivenciaram situações semelhantes e viram-se nos diversos papéis que estão baseados em atitudes e geram interpretações…. Como é complicado isto não é mesmo?
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Por estas e outras, há alguns fatores que são primordiais para que tenhamos relações mais consistentes e sadias no mundo dos negócios:
- AUTOCONHECIMENTO: nos possibilita entender e ressignificar nossas emoções para termos atitudes mais adequadas, evitando agir por impulso.
- APRENDER A OUVIR AS PESSOAS para entender suas necessidades e então, efetivamente propor e/ou compor soluções.
- Definição e clareza da IDENTIDADE EMPRESARIAL para embasar-se nos VALORES para atingir os objetivos negócio.
- Divulgar e praticar internamente a IDENTIDADE EMPRESARIAL, desenvolvendo a CULTURA ORGANZIACIONAL conquistando e fidelizando clientes.
O sucesso do negócio é o resultado da construção de um processo consistente de desenvolvimento e engajamento de pessoas para otimização dos resultados do negócio.
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Eu sou Silvia, da Silvia Luiz Negócios e Carreiras e posso ajudar em processos de:
. Identificação da Identidade Empresarial
. Comunicação Interna
. Desenvolvimento de Cultura Organizacional
. Coaching em grupo para desenvolvimento de habilidades comportamentais
. Formação e Desenvolvimento de Líderes
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