Ser empreendedor não tem a ver com o tamanho do negócio… tem a ver sim, com os comportamentos ao conduzir o negócio!
Pois é ultimamente ao ouvirmos o termo “empreendedor” pensamos naquelas pessoas que por “n” motivos decidiram abrir seu próprio negócio, atuam com uma micro empresa sozinhos ou com um ajudante, abriu uma MEI ou muitas vezes atua no mercado informal.
Esta pessoa pode ou ser um empreendedor, tanto quanto aquele empresário que atua em negócios maiores, tem um CNPJ, colaboradores e o nome reconhecido no mercado.
Bora então buscar no dicionário qual o significado da palavra “empreendedor”?
Empreendedor :Indivíduo que possui capacidade para idealizar projetos, negócios ou atividades; pessoa que empreende, que decide fazer algo diferente, difícil ou trabalhoso.
Veja só, não tem a ver com tamanho do negócio mas sim com a atitude de quem está a frente dele, e estas atitudes estão relacionadas aos motivos que levam a pessoa a ação.
Um empreendedor com “E” maiúsculo :
- define detalhadamente seus objetivos, planeja as ações e garante a sua execução, sentindo satisfação ao ver a REALIZAÇÃO daquilo que sonhou;
- em suas realizações tem como foco o benefício coletivo e sua inserção em um grupo, sentindo satisfação ao notar-se pertencente, reforçando sua capacidade de AFILIAÇÃO;
- sente satisfação em ver suas ideias em ação, em deixar um legado exercitando sua capacidade de PODER.
Para ser um Empreendedor de alta performance, é muito importante o desenvolvimento de alguns conhecimentos e habilidades como:
- expertise técnica: que oferece a qualidade na realização do serviço ou produto.
- visão sistêmica: oferecendo a possibilidade de beneficiar os envolvidos e identificar oportunidades, que é a base para inovação.
- definição de metas, planejamento e monitoramento: para acompanhar a trajetória em busca de seus objetivos.
- conexões estratégicas: para manter atualização em relação ao mercado, desenvolver parcerias consistentes e fazer mais negócios.
- relacionamento interpessoal: as relações mesmo que empresariais são feitas entre pessoas, portanto é muito importante saber relacionar-se com as pessoas de seu convívio, respeitando a diversidade de ideias. Isto vale para relações com colaboradores, sócios, parceiros, fornecedores e clientes.
Consegue notar que ser Empreendedor não tem a ver com tamanho e sim com as atitudes que norteiam a condução do negócio?
Empresário, que tal pensar no desenvolvimento de seu negócio focando em suas habilidades independente de estar a frente de uma MEI ou de uma grande empresa?
Que tal identificar quais as competências que você precisa desenvolver para se tornar um Empreendedor com “E”?
Bora traçar sua trajetória para decolar seu negócio!
#coachingempresarial #desenvolvimentoprofissional #culturaorganizacional #otimizaçãoderesultados