Estruturação do Negócio com desenvolvimento de Equipe de Alta Performance
Estamos trazendo para vocês uma trilha de artigos que abordam:
1- como fazer e qual a importância do planejamento estratégico em seu negócio;
2- o monitoramento como fator de sucesso e resultado no planejamento estratégico;
3- a importância da definição e elaboração de procedimentos para padronização e qualidade dos processos;
Agora estamos indo para o 4o. artigo: A ESTRUTURAÇÃO DO NEGÓCIO COM DESENVOLVIMENTO DE UMA EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE. Caso você não tenha visto os outros artigos, vale a pena voltar no blog e ver, assim você terá mais detalhamento de cada uma das fases mencionadas.
Bom… como todos sabemos a COMUNICAÇÃO um o fator essencial para todas as relações, inclusive as relações que envolvem os negócios, seja com clientes, fornecedores, parceiros e também com colaboradores.
Como não poderia deixar de ser a COMUNICAÇÃO é a base do processo de estruturação do negócio, sendo manifestada de diferentes formas em cada uma de suas fases, desenvolvendo gradativamente o processo de engajamento dos colaboradores à empresa.
No vídeo abaixo temos uma explanação de como isto pode acontecer.
Visando deixar mais claro, abaixo irei descrever as fases de estruturação do negócio e os tipos de comunicação interna envolvidos nelas, bem como quais os resultados que buscamos com elas:
1- Identidade Empresarial – a prática evidenciada nas atitudes dos gestores da empresa, tendo como comportamentos base os valores nela contidos, é o primeiro passo de engajamento dos colaboradores à empresa. Visando a compreensão e a consolidação da Identidade Empresarial internamente é importante que sejam desenvolvidas campanhas e ações de conscientização, pois é a manifestação dos conceitos da Identidade Empresarial (Missão, Visão e Valores) na relação com o mercado que gera a imagem da empresa, demonstra seus diferenciais e pode definir a fidelização de clientes.
2- Estruturação do Negócio:
2.1- Planejamento Estratégico: os objetivos estratégicos a serem trabalhados neste processo são obtidos através da análise da Visão (contida na Identidade Empresarial). Com base nestes objetivos, determinam-se metas e planos de ação detalhado, contendo atividades, recursos necessários, responsáveis e prazos. Neste momento a comunicação acontece de duas formas:
a) ao divulgarmos as metas e resultados para todos os colaboradores – damos direcionamento sobre as atividades e consciência sobre a situação da empresa.
b) à medida em que incluímos, além de gestores, pessoas chaves dos processos na elaboração do plano de ações – promovemos o comprometimento dos colaboradores. Isto é importante porque quem melhor conhece o processo e suas nuances é quem o faz, e promovendo este envolvimento além de melhor assertividade no desenvolvimento do planejamento estratégico, reconhecemos a importância do colaborador, que se sente peça fundamental, responsável pelos resultados, o que o incentiva a atuar de forma proativa, promovendo melhorias contínuas.
2.2 – Identificação de Processos: determinação de quando inicia e finaliza cada processo, visando a compreensão das necessidades do cliente interno para que o trabalho do fornecedor interno seja desenvolvido de forma assertiva e ágil, evitando retrabalhos, desperdícios e conflitos.
3- Desenvolvimento da equipe: durante o processo de estruturação do negócio é possível identificar necessidades estruturais em relação a recursos, bem como as necessidades de treinamento e desenvolvimento técnico e comportamental para que a equipe possa atingir os objetivos estratégicos.
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Com a identificação clara destas necessidades e planejamento de treinamento e desenvolvimento, definido juntamente com os colaboradores, geramos um sentimento de reconhecimento, responsabilidade e pertencimento que geralmente ativam o comprometimento dos colaboradores.
O processo como um todo cria um círculo virtuoso de desenvolvimento e resultados, no qual todos os envolvidos ganham.
Eu sou Silvia Luiz, Mentora de Negócios e Carreiras e tenho expertise no desenvolvimento deste trabalho, assim convido você para conversarmos. Que tal implantar este trabalho em sua empresa?
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