Mentoria de Carreira: será que é mais uma modinha de momento?
Atualmente há “mentoria” para tudo e isto pode gerar insegurança nas pessoas que buscam ajuda para suas necessidades.
Sendo assim vou colocar as principais perguntas que vejo a respeito de Mentoria de Carreira e respondê-las para deixar claro como pode ser aplicada e para que serve.
Perguntas e respostas sobre Mentoria de Carreira:
1- Para que serve a Mentoria de Carreira ?
A Mentoria de Carreira serve para identificar o propósito das pessoas e seu perfil comportamental, visando traçar um plano assertivo de desenvolvimento de carreira, independente da fase na qual elas se encontram.
2 – Quem pode fazer uma mentoria de carreira?
Qualquer pessoa que queira direcionar seu desenvolvimento profissional pode fazer a Mentoria de Carreira, independente de área de atuação, formação, status profissional ou idade.
3- O trabalho é igual para todas as pessoas?
O processo é o mesmo, inicia-se com a definição de propósito e análise comportamental, contudo as ferramentas utilizadas e o desenvolvimento do trabalho é personalizado.
4- Como uma pessoa identifica a necessidade de fazer a Mentoria de Carreira?
Quando tiver dúvidas em relação ao caminho a seguir, quando identificar habilidades que tem dificuldades em desenvolver e/ou quando sentir insatisfação com suas atividades profissionais.
Sendo assim podemos pensar em três momentos em que a Mentoria de Carreira se faz necessária:
a) Mentoria para Definição de Carreira: direciona de forma assertiva profissionais em formação, que tem dúvidas do caminho a seguir para ser competitivo e promissor no mercado de trabalho.
Exemplo: um estudante de engenharia, que oferece várias áreas de desenvolvimento, se identifica com algumas delas, contudo não tem certeza de em qual teria mais satisfação e resultados para focar estágios, desenvolver seu TCC, dentre outras decisões interessantes nesta fase.
b) Mentoria para Melhoria de Performance: direciona de forma assertiva profissionais que identificaram a necessidade de melhoria de performance e/ou de desenvolver novas habilidades para otimizar seus resultados.
Exemplo: profissional em vias de assumir a gestão de uma equipe busca desenvolver habilidades de liderança.
c) Mentoria para Transição de Carreira: direciona de forma assertiva profissionais que estão insatisfeitos com sua performance ou com o ambiente profissional em que se encontram e identificam a necessidade de atuar de forma diferente no mercado de trabalho.
Exemplo: profissional que desenvolve uma atividade em uma empresa e sente que pode contribuir mais com seus clientes atuando como consultor, empreendendo em um novo negócio.
Mentoria de Carreira não é modinha não!
A Mentoria de Carreira quando conduzida com seriedade e comprometimento entre mentor e mentorando traz resultados incríveis!
Quer saber mais? entre em contato comigo.
Eu sou Silvia Luiz, Mentora de negócios e Carreiras.