Ultimamente tenho me deparado com vários empresários que sentem-se sobrecarregados, estressados e com a sensação de estarem “a beira de um ataque de nervos”. Quando questiono o que pode ser feito para melhorar esta sensação, geralmente a resposta é “não sei, me sinto perdido”. Curiosamente, ou não, a maior parte deles são gestores de empresas sólidas em franco desenvolvimento.
Ao avaliar a situação, geralmente, me deparo com uma empresa que deu certo e foi crescendo, incorporando novos processos e novos colaboradores de forma desordenada para poder entregar as vendas que foram realizadas.
Desta forma, para atender a demanda:
- os colaboradores são contratados as pressas
- os processos, quando existem, são apenas comunicados e não treinados
- os colaboradores não são acompanhados
E os resultados disto podem ser críticos:
- erros nos processos, com necessidade de retrabalho
- sobrecarga de colaboradores com mais experiência
- problemas internos, com fornecedores, com parceiros e com clientes
- dificuldades de entrosamento da equipe
- desperdício e prejuízo
Estes resultados, via de regra, “caem no colo do empresário”, que passa a ter as reações apontadas aqui no primeiro parágrafo.
O que fazer então para “ajustar as coisas”, com a empresa em desenvolvimento?
PRIMEIRO: Parar para analisar … e este é um passo bem desafiante, pois respostas rápidas são necessárias, mas para serem assertivas é importante entender a situação para então agir.
- entender Plano do Negócio
- entender os processos ou setores da empresa: o perfil dos colaboradores e as atividades que desenvolvem e a forma como são distribuídas
- entender as maiores dificuldades: entre os colaboradores e as reclamações de parceiros, fornecedores e clientes
DEPOIS: Tomar ações focadas em cada problema.
- Ter processos definidos e claros para cada produto ou serviço. Interessante tê-los descritos “como procedimentos” dispostos de forma que possam ser consultados sempre que necessário
- Ter as atividades descritas, determinando quais são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para desenvolvê-las, servindo como uma “descrição de função”
- Utilizar esta “descrição de função” para selecionar os colaboradores e elaborar plano de desenvolvimento para eles
- Utilizar os “procedimentos” para treinar e desenvolver colaboradores
- Acompanhar os colaboradores durante o treinamento até que possam desenvolver suas atividades com autonomia
- Ter reuniões constantes com os colaboradores para discussão dos problemas e para otimização dos processos
- Promover a troca de informações, sugestões e feedbacks para desenvolvimento dos processos e dos colaboradores
E O RESULTADO DISTO TUDO?
Muito provavelmente:
- Colaboradores engajados, treinados e em desenvolvimento
- Diminuição de desperdício e aumento do lucro
- Ambiente de trabalho harmonioso
- Melhoria da imagem da empresa
- Melhoria de resultados
- Empresário mais tranquilo, focado em desenvolver e gerir seu negócio
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E então o que lhe parece? Bora identificar qual a sua maior dificuldade e desenvolver seu negócio?
Eu sou Silvia Luiz, Mentora de Negócios e Carreiras, e posso te ajudar neste processo.
Vamos conversar?
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