O que é Planejamento Estratégico?
Quando ouvimos falar de Planejamento Estratégico, geralmente construímos algumas imagens:
- que é algo que gera motivação às pessoas que o elaboram e logo geram frustração, pois geralmente as ações não são cumpridas, os resultados não são divulgados e acaba sendo esquecido.
- que é coisa do passado, que “engessa” as ideias, que é burocrático e inflexível.
- que é perda de tempo, uma utopia.
Pois é o Planejamento Estratégico pode ser tudo isto ou nada disto, depende da forma como você o desenvolve.
Se quiser desenvolver o Planejamento Estratégico de forma consistente é necessário iniciar compreendendo a Identidade Empresarial, ou seja, a Missão, a Visão e os Valores de seu negócio.
A base para a estruturação do Planejamento Estratégico é a Visão Empresarial, ou seja onde você quer chegar através de sua empresa, qual a influência que ela terá sobre o ambiente ou no entorno e qual o legado que você quer deixar a partir do desenvolvimento de seu negócio.
Como desenvolver o Planejamento Estratégico com eficácia?
a) envolver as pessoas chaves dos processos, ou seja aquelas que tem uma ampla visão sobre cada um dos processos que serão discutidos, independente de nível hierárquico.
b) abertura para ouvir as sugestões e definir juntos as melhores estratégias
c) definir metas claras, específicas e mensuráveis.
d) definir prazo, responsável e recursos necessários para cada atividade. É muito interessante, pois neste momento muitas vezes nota-se que é preciso estruturar recursos (equipamentos, treinamento, investimento,etc) para que possam ser desenvolvidas algumas ações.
e) definir como será monitorada cada uma das ações.
f) redirecionar ações caso seja necessário, sem no entanto deixar o propósito.
g) promover a comunicação constante sobre as ações à todos os envolvidos
h) comemorar e reconhecer as conquistas, sejam elas pequenas ou grandes.
Motivos para aplicar o Planejamento Estratégico em seu negócio
Acompanhe o vídeo e entenda:
Vantagens para aplicar o Planejamento Estratégico em seu negócio
1) Engajamento: entendendo os “porquês” e participando da definição dos “comos” as pessoas sentem-se importantes e pertencentes.
2) Produtividade: quando se sentem pertencentes as pessoas oferecem o melhor de sí para o desenvolvimento do negócio, logo aumenta a produtividade.
3) Inovação: a definição das estratégias com as pessoas chaves do processo, auxilia a ampliar a visão sobre as necessidades internas e externas e gera sugestões para soluções, promovendo a inovação.
4) Diferenciais competitivos: a inovação geralmente traz diferenciais competitivos.
5) Prosperidade à todos os envolvidos: gera integração, otimiza os processos, traz satisfação, desenvolvimento e resultados aos envolvidos.
Importante: O Planejamento Estratégico pode e deve ser realizado por empreendedores individuais ou empresários, independente do tamanho do negócio, para assertividade das ações e geração de resultados.
Para os empreendedores individuais, é riquíssimo desenvolver o planejamento estratégico conforme falamos, pois mesmo que seja sozinho, é preciso executar todos os processos e esta é uma forma de pensar, organizar e programar todas as ações que devem ser feitas.
E então… bora aderir ao Planejamento Estratégico?
Eu sou Silvia Luiz, Mentora de Negócios e Carreiras, e posso te ajudar neste processo.