Neste quarto vídeo da série Comunicação, falamos sobre Planejamento Estratégico como forma de engajamento de colaboradores e desenvolvimento da Cultura Organizacional.
Você poderia me perguntar: qual a relação entre os processos de Comunicação, Identidade Empresarial, Cultura Organizacional e agora Planejamento Estratégico?
Pode parecer uma verdadeira miscelânea, mas não é… existe a dependência de um processo para desenvolver o outro e todos eles tem a comunicação como base…bora entender isto?
1o.- Identidade Empresarial – é o propósito do negócio: Missão, Visão e Valores.
Para que uma empresa se desenvolva de forma consistente, esta Identidade Empresarial deve ser definida e propagada, tornando-se a base dos processos e dos comportamentos de todos os envolvidos.
A propagação da Identidade Empresarial se dá através dos exemplos dos gestores e de canais de comunicação internos e externos.
2o.- Cultura Organizacional – é a prática da Identidade Empresarial.
É a composição de atitudes e processos, demonstrando a Missão e os Valores do negócio para atingir sua Visão.
A Cultura Organizacional é a forma como a empresa se manifesta com seus stakeholders, logo é composta por comunicação em todas as suas formas.
A Cultura Organizacional é responsável pela imagem da empresa no mercado.
3o. Planejamento Estratégico: determina ações para desenvolvimento da Visão, considerando a Missão e os Valores do negócio.
Para determinar as metas e ações, toma-se por base a Missão e os Valores para desenvolver a Visão estabelecida na Identidade Empresarial.
Os itens da Visão são divididos em Objetivos estratégicos , trabalhados um a um, através da definição de metas, ações, responsável, recursos necessários e prazos.
As ações definidas devem ser passadas a todos os colaboradores e seu desenvolvimento deve ser monitorado constantemente para garantir o desenvolvimento com base nos objetivos estratégicos do negócio. Todo este processo de Planejamento Estratégico é realizado através da comunicação:
- nas reuniões para definição e monitoramento das ações;
- na orientação aos colaboradores quanto aos objetivos e metas;
- na relação cliente x fornecedor interno para desenvolvimento e otimização de processos;
- nas capacitações e alinhamento dando suporte ao desenvolvimento do negócio;
- nos canais diversos utilizados pela empresa para divulgação de objetivos, metas e monitoramento.
E então?… faz sentido agora trabalhar esta sequência de processos?
Assista ao vídeo e veja alguns detalhamentos e então comente comigo sua impressões.
#mentoriadenegócios #identidadeempresarial #culturaorganizacional #planejamentoestratégico #comunicaçãoassertiva #otimizaçãoderesultados #desenvolvimentodelíderes