O que é um PLANO DE NEGÓCIOS?
Plano de Negócios é um documento usado para definir o modelo, a estratégia, os recursos, as pessoas e os requisitos necessários para estruturação de um negócio.
Para que fazer um PLANO DE NEGÓCIOS?
- Entender processos e necessidades para desenvolvimento e/ou ampliação de seu negócio
- Definir estratégias para desenvolvimento ou ampliação do negócio
- Determinar os diferenciais do negócio
- Ter mais assertividade nas decisões
Quando fazer um PLANO DE NEGÓCIOS?
- Após a identificação do Propósito e decisão de estruturação de um negócio
- Diante de mudanças significativas na estrutura e/ou nos produtos e serviços de seu negócio
A prática do PLANO DE NEGÓCIOS
Existem vários tipos e modelos de Plano de Negócios.
Aqui irei abordar o MODELO CANVAS, que é apresentado em 09 Blocos que respondidos com detalhe, trazem assertividade e a meu ver tem as seguintes vantagens:
- Apresentação simples e fácil de entender
- Pode ser mantido em gestão à vista para acompanhamento dos processos
- Esclarece o fluxo das operações
- Ferramenta flexível e intuitiva
- Oferece visão holística da Empresa
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Vamos entender cada um dos Blocos:
1. Segmento de clientes:
Definir quem são seus clientes: pessoa física, jurídica, ramo, porte etc.
É essencial ter claro este item para que você seja assertivo nas definições de estratégias de vendas e marketing.
2. Proposta de valor:
Refere-se às soluções que sua empresa oferece aos clientes.
Defina quais os problemas que seu produto ou serviço podem resolver, quais as necessidades e expectativas de seu cliente, seu produto ou serviço pode atender.
3. Canais:
É a forma que a empresa atende seus clientes.
Exemplo: presencial, online.
É importante ter vários canais de comunicação e atendimento ao cliente. É essencial que eles sejam integrados e que estejam alinhados aos padrões e comportamentos dos clientes.
4. Relacionamento com clientes:
Definir estratégias de relacionamento com o cliente.
Exemplo: canal de atendimento eletrônico, integrado com atendimento presencial, apoio por whatsapp, etc.
5. Fluxo de receita:
Quais as formas de pagamento que serão oferecidas aos seus clientes?
Quanto você cobrará por seus serviços ou produtos?
6. Recursos-chave:
Descrever todos os recursos necessários para desenvolver e entregar seu produto ou serviço: recursos financeiros, técnicos, humanos, físicos etc.
É importante apontar quais são os recursos essenciais para o seu modelo de negócio funcionar, tendo como foco a proposta de valor, que está relacionada com os seus diferenciais de mercado.
7. Atividades-chave:
São as atividades essenciais para a operação da empresa.
As atividades-chave são aquelas necessárias para atender a proposta de valor, para estabelecer bom relacionamento com os clientes e para gerar receita para o negócio.
8. Parceiros:
Identificar fornecedores e outras empresas para desenvolvimento de alianças estratégicas.
A ideia é que com estas parcerias seja possível otimizar as operações, maximizar receita, reduzir custos e riscos.
Importante ressaltar que as parcerias devem ser favoráveis a todos os envolvidos.
9. Estrutura de custo:
Identificar e especificar os custos operacionais: insumos, produção, distribuição, marketing, vendas, manutenção de recursos.
A melhor forma de aumentar sua produtividade e lucratividade é conhecendo seus custos.
APLICANDO O PLANO DE NEGÓCIOS
- Caso seu negócio atenda a tipos de clientes diferentes e tenha produtos ou serviços diferentes, para ter mais assertividade, faça um Plano de negócios para cada tipo de cliente e/ou para cada tipo de produto ou serviço
- Use seu Plano de Negócios como base para iniciar seu Planejamento Estratégico
- Entenda o que tem e do que precisa para concretizar seu negócio
- Compartilhe e amplie suas ideias envolvendo pessoas
- Busque alternativas para conseguir e otimizar recursos
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Eu sou Silvia Luiz e posso apoiar você na estruturação e desenvolvimento de seu negócio.
Vem comigo… entre em contato!