Em meu dia a dia junto às empresas tenho me deparado com “fantasmas” comuns que afligem as empresas.
Analisando cada caso, nota-se que a falta de direcionamento e a falta da comunicação são os grandes carrascos das empresas.
Então como promover o direcionamento e a comunicação?
- Em primeiro lugar é importante desenvolver a Identidade Empresarial, que oferece o direcionamento básico para desenvolver políticas, processos e pessoas.
 - Feito isto, promover a Comunicação Eficaz fazendo com que as informações cheguem a todas as pessoas, envolvidas em cada um dos processos.
 
Tive a oportunidade de palestrar sobre o assunto em algumas ocasiões e então escrevi um artigo no Linkedin, que estou reproduzindo aqui, com o intuito de levar o assunto a mais pessoas.
VOCÊ TEM VIVENCIADO ALGUMAS DESTAS DIFICULDADES NA EMPRESA?
- Desalinhamento nas Equipes de Trabalho: falta de coesão, colaboração e comprometimento.
 - Falta de direcionamento de ações e posicionamento no mercado: dificuldades em estabelecer diretrizes internas e estabelecer, inclusive externamente, os diferenciais da empresa.
 - Falta de engajamento interno: os colaboradores não sentem-se pertencentes e valorizados demonstrando desmotivação contribuir com seu melhor trabalho.
 - Dificuldade em Atrair e Reter Talentos: dificuldade em trazer e manter talentos na empresa.
 - Conflitos e problemas de comunicação: colaboradores com diferentes visões e expectativas sobre o trabalho, constantes mal-entendidos e falta de alinhamento, resistência às mudanças.
 - Baixa Produtividade e Desempenho: retrabalho, absenteísmo, desperdícios, problemas de qualidade.
 - Falhas na Tomada de Decisão: dificuldades na definição de objetivos claros, na definição de ações e na escolha das estratégias adequadas para alcançá-los.
 - Risco de Estagnação e Falta de Inovação: perda da capacidade de inovação em processos e dificuldade em adaptar-se as mudanças de mercado, queda de reputação e perda de mercado.
 
Essas dificuldades destacam a importância de estabelecer a Identidade Empresarial e desenvolver a Cultura Organizacional.
O desenvolvimento da Cultura Organizacional, favorece a comunicação, melhorando o ambiente de trabalho, promove a otimização de processos e impulsiona o sucesso e a sustentabilidade da empresa.
FATORES IMPRESCINDÍVEIS PARA DESENVOLVIMENTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL?
- Identidade Empresarial:
- Missão, Valores e Visão definidos, divulgados e praticados (dos níveis hierárquicos mais altos para os mais baixos)
 
 
- Comunicação Eficaz:
- Definição e divulgação de Objetivos e Metas para todos os colaboradores
 - Definição e divulgação de Responsabilidades, Direitos e Deveres
 - Prática do Feedback
 
 
- Aprendizagem contínua:
- Qualificação profissional: conscientização da Identidade e da Cultura Organizacional, adequação/ensino da função
 - Desenvolvimento profissional
 - Desenvolvimento pessoal e integral
 
 
- Diversidade e Inclusão:
- Desenvolver projetos para atender a estas questões.
 
 
- Reconhecimento e Celebração:
- Reconhecer cada passo de desenvolvimento de processos e pessoas
 - Divulgar as conquistas
 - Celebrar as conquistas
 
 
- Avaliação e ajustes constantes:
- Canais de comunicação que retroalimentem o sistema
 - Pesquisas de clima organizacional
 - Avaliação de Performance
 - Divulgação das análises e tomada de ação para melhoria dos processos
 
 
COMO FAZER ACONTECER?
- As diretrizes para o desenvolvimento da Cultura Organizacional devem ser estabelecidas pela Direção da empresa.
 - A disseminação da Cultura Organizacional deve acontecer “de cima para baixo”, ou seja os conceitos, regras e comportamentos devem ser praticados dos níveis hierárquicos mais altos para os mais baixos, como exemplo de atuação.
 - Os propulsores deste desenvolvimento são os Líderes e a Área Recursos Humanos, pois estão em contato constante com os colaboradores, acompanhando sua conscientização e desenvolvimento, podendo desta forma atuar como guardiões da Cultura.
 - Tanto os Líderes como o RH tem neste processo um papel de Agente de Mudança, desta forma é extremamente importante que conheçam muito bem o negócio e atuem com foco nas diretrizes da Cultura Organizacional:
- O RH desenvolvendo processos e programas e oferecendo informações, dados, soluções e ferramentas que favoreçam os processos e a tomada de decisões.
 - Os Líderes desenvolvendo e acompanhando os colaboradores, para direcionar os processos de acordo com as diretrizes com foco na otimização de resultados.
 
 
Muitas das ações podem ser implantadas com baixo investimento, pois é possível utilizar recursos internos para fazer acontecer.
Eu sou Silvia Luiz, atuo com desenvolvimento de negócios e pessoas para otimização de resultados.
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