Infelizmente, o COACHING está sendo um pouco banalizado no mercado, pois como não tem sua prática regulamentada no Brasil, é aplicado indiscriminadamente, e muitas vezes, por profissionais que não tem a qualificação para conduzir o processo.
COACH – temos grande responsabilidade ao desenvolver o PROCESSO DE COACHING, pois atuamos com pessoas, temos acesso as seus desejos, aplicamos técnicas para identificar suas crenças, recebemos sua confiança e credibilidade… e o que fazer com todas estas informações?
Precisamos estar cientes que os cursos de formação oferecidos, por mais consistentes que sejam, nos dão informações sobre o COACHING, mas não nos dão a expertise para conduzir este processo, e assim como qualquer outro curso de formação, necessita de treino e experiência para que seja desenvolvido com excelência.
Assim precisamos determinar um nicho de atuação, preferencialmente com base em nossa experiência de vida e/ou profissional, garantindo o conhecimento e a atualização necessários, para dar suporte aos nossos COACHEES. Desta forma, teremos condições de estabelecer conexão com eles, ampliando o campo de possibilidades, estimulando seu potencial e auxiliando-o na obtenção dos resultados desejados.
Caro COACH, o COACHING é um processo sério, que realmente oferece a possibilidade de resultados consistentes, atingidos em curto período de tempo, contudo se conduzido de forma inadequada pode trazer frustrações e desajustes ao COACHEE.
Pense nisto, e faça seu trabalho com propriedade e segurança. Tenha como hábito atualizar-se e desenvolva cada vez mais a habilidade de ouvir sem julgamento e com respeito.
Vamos oferecer COACHING, com a profundidade e seriedade que o processo exige.
Elaborado por: Silvia Luiz – Summa Desenvolvendo Talentos