Informação retirada do feed de notícias do Linkedin em 12/09/18: ” Ideia do dia: não faz sentido esperar que o seu líder motive você. Ao contrário do que muita gente pensa, a motivação é um estado anterior, explica o filósofo, escritor e professor Mario Sergio Cortella. Segundo ele, um líder pode (e deve) estimular e impulsionar os membros de sua equipe, mas jamais será capaz de muni-los com o desejo de realizar.”
Pois é o Cortella tem razão, e então os gestores ficam cada vez mais perdidos, diante do seguinte cenário:
. o autoritarismo não funciona mais nos dias de hoje, “thanks god”;
. propostas de aumento salarial são avaliadas por uma ótica bem mais ampla do que há alguns anos atrás, portanto devem ser consistentes e embutir desenvolvimento profissional e pessoal;
. atualmente qualidade de vida é um fator essencial na análise de propostas profissionais;
. a nova geração de profissionais, busca resultados a curto prazo, são resistentes a processos de desenvolvimento de carreira progressiva;
…E então o que fazer? As empresas, independente de tamanho e faturamento, são estruturadas, possuem cultura e processos, que por vezes “trombam” com este novo perfil de profissionais… e precisam deles para seu desenvolvimento.
GESTOR, a grande mudança deve vir de você, da forma como recebe e processa informações, no engajamento que tem com sua equipe. Para ativar a motivação que está em cada colaborador, um bom caminho é:
. informe os objetivos e metas para toda a equipe, buscando opiniões para elaboração de plano de ação para atingi-las. Faça florescer talentos e ideias.
. entenda quais os desejos profissionais, talentos e habilidades dos colaboradores e distribua tarefas e atividades, com base neles. Os colaboradores terão mais prazer e assim serão mais produtivos.
. promova os treinamentos e viabilize as informações necessárias para desenvolvimento das atividades. Mostre seu comprometimento e apoio para desenvolvimento do processo.
. garanta os recursos necessários para o desenvolvimento das atividades, envolvendo os colaboradores na decisão de pontos de ajustes que sejam necessários. Demonstre seu comprometimento com a excelência nos resultados.
. acompanhe os colaboradores durante o desenvolvimento do trabalho, oferecendo suporte diante de necessidades ou dificuldades, envolvendo-os a revisão do processo, se necessário. Esteja junto com a equipe durante o processo.
. elogie sinceramente as coquistas com a equipe, ressaltando os pontos de destaque do trabalho. Reconheça esforços.
Lembre-se: você é o GESTOR e delega atividades, contudo a responsabilidade pelos resultados é sua.
Não se sente preparado para este processo?
Busque urgentemente ajuda, pois esta já é a realidade e você não pode ficar de fora.
SE PRECISA EMPODEIRAR-SE: atualize-se em conhecimentos técnicos e busque reforços para estruturar-se emocionalmente. Um PROCESSO DE COACHING, é indicado para isto, pois te trará resultados de forma rápida e consistente.
Boa sorte… b´ora se desenvolver!
Elaborado: Silvia Luiz – SUMMA Desenvolvendo Talentos