O conceito de coaching surgiu por volta de 1830 para designar profissionais que atuavam com tutoria particular para auxiliar alunos a terem êxito nas provas. Este termo teve como base a figura do cocheiro da era medieval, que era o especialista por treinar cavalos para que eles puxassem com destreza os coches, acoplados as carruagens para conduzir os nobres.
Com o passar dos tempos o termo coaching passou a ser usado de forma mais ampla com fins diversos, para designar o papel de profissionais que tinham como função instruir ou treinar cantores, atletas, atores com o intuito de ampliar seu talento e melhorar seu desempenho.
Coaching, nos dias de hoje, deixa de ser um termo que designa atividades específicas e passa a ser uma profissão, pautada em diversas ciências e técnicas que auxiliam pessoas e empresas a alcançar metas, em um desenvolvimento rápido e contínuo, pautado em uma metodologia eficaz e comprovada.
Relativamente nova, esta profissão encontra-se em destaque, em especial em função de constantes “cases” de pessoas e empresas que afirmam que através dos processos de coaching, conseguiram estabelecer metas e atingir um estado desejado. Em sua maioria estes “cases” apresentam resultados de ascensão profissional, financeira, recolocação no mercado competitivo, melhoria de produtividade e aumento de negócios, em curto espaço de tempo, tendo como ponto de partida a consciência da situação atual, a avaliação dos pontos fortes, pontos de melhoria, ameaças e fortalezas, para que haja a ressignificação e a mudança de atitudes e comportamentos.
Este reconhecimento do coaching como profissão, não ocorre apenas no Brasil, ele está ocorrendo no mundo todo, contudo no Brasil ainda não temos exigências específicas em relação à formação, qualificação e experiência, do coach. Em outros países estes fatores são determinantes para reconhecimento e contratação de um profissional, seja para pessoas físicas ou jurídicas.
O coach atua como um estimulador externo que busca despertar o potencial do coachee, utilizando seus insigths para exercitar a flexibilidade e a perseverança, desenvolvendo a autoestima e a autoconfiança, através da aplicação de ferramentas específicas.
O processo de coaching, seja ele realizado em pessoas físicas ou jurídicas, tem como base o estabelecimento de um “estado desejado”, por parte do contratante. A partir daí coach (profissional que conduz o processo) e coachee (pessoa que que é desenvolvida através do coaching), definem o objetivo do trabalho, respeitando os critérios abaixo:
Há um tempo pré-determinado, que geralmente são 10 sessões, sendo uma a cada semana, com duração média de 90 minutos cada;
Pode haver alterações de tempo das sessões e/ou do processo desde que coachee e coach estejam de acordo;
O coach dedica-se genuinamente, durante o tempo estabelecido para o trabalho, demonstrando seu interesse e dedicação para a compreensão das necessidades, garantindo um ambiente de trabalho seguro para que seja estabelecida a confiança e garantida à confidencialidade sobre os assuntos abordados, propiciando que haja condições para o estabelecimento de uma relação sem julgamento, onde a empatia e o respeito sejam à base do processo.
O objetivo é que o coachee atinja um estado desejado, logo este deve ser definido, para que as atividades estabelecidas durante as sessões, tenham um foco determinado. Embora o estado desejado seja a premissa do trabalho, durante o processo devem ser tratados assuntos diversos que interfiram no atingimento deste, ou mesmo em alguns casos, pode haver a alteração do estado desejado, sempre respeitando a necessidade do coachee;
Durante o processo, o coach oferece suporte ao coachee, através da aplicação de ferramentas específicas, que estimulam a elaboração de insigths. Através da indicação de atividades diversas (tarefas do dia-a-dia, leituras, assistir vídeos, realizar reflexões, rever atitudes, experimentação de coisas diferentes), o coach estimula o coachee a compreender o efeito de suas ações e sentimentos, ressignificando-os de forma a estabelecer a consciência da necessidade de mudanças e a experimentação de novas atitudes e sua consolidação em comportamentos.
Além das responsabilidades do coach, acima citadas, um fator determinante para o sucesso do processo de coaching é o interesse e o empenho do coachee, através da entrega, colocando-se de forma sincera e estando aberto para vivenciar seus insigths, e do investimento de tempo e dedicação no desenvolvimento das tarefas propostas, buscando dar sustentação às reflexões e mudar comportamentos que o auxiliarão a atingir o estado desejado. O coachee deve ter consciência que as mudanças só acontecerão a partir dele.
Para atender a demanda atual, os profissionais de coaching devem ter desenvolvimento e atualização contínuos, especializando-se. Assim o coach deve definir seu nicho de atuação, conforme sua experiência e especialização, tendo desta forma expertise para aflorar o máximo potencial do coachee, conforme seu objetivo.
Independente do tipo de objetivo para o qual o serviço foi solicitado, por constituir-se em um processo de conscientização e mudança de comportamento, pautado em atividades e metas, o coaching gera alterações consistentes que beneficiam o coachee em vários aspectos de sua vida, a saber:
Identificação de Problemas: como o coaching gera mudança de comportamentos, através da maximização do potencial do coachee, ele passa ter menos bloqueios pessoais e profissionais e com isto, consegue superar obstáculos com mais facilidade.
Superação de medo, ansiedade e fatores limitantes: considerando a mesma premissa acima, o autoconhecimento oferece ao coachee condições de trabalhar seus pontos de melhoria, identificar e desenvolver novas habilidades, oferecendo condições para seu empodeiramento, aumentando sua autoestima e autoconfiança, gerando equilíbrio emocional e harmonia.
Planejamento e gestão de tempo: através do uso das ferramentas o coachee aprende a focar as atividades para atingir suas metas, exercitando o planejamento, tornando-se mais produtivo. Fazendo disto um hábito, possui condições para aplicar o conceito em todas as atividades e melhorar sua performance.
Com mais equilíbrio de suas emoções e responsabilidades, o coachee tende a melhorar sua comunicação e suas relações de forma geral, sentindo-se mais satisfeito e mais feliz.
Considerando a profundidade e responsabilidade do processo de coaching, para sua eficácia é importante que o coach tenha características específicas que darão consistência a ele para que tenha condições de suportar o coachee em suas necessidades, são elas:
Ter passado por um processo de autoconhecimento, para que tenha respeito e honre sua história, só assim terá estrutura para que possa respeitar e honrar a história do outro;
Ter metas e objetivos estabelecidos para si, para que possa ter discernimento para apoiar o coachee no estabelecimento das suas;
Ter uma visão sistêmica e buscar sempre resultados extraordinários, para ter condições de auxiliar o coachee na amplitude de suas ações;
Estar aberto para mudanças, isentar-se de julgamentos e preconceitos;
Saber ouvir a essência do que as pessoas dizem, e com base nisto, elaborar perguntas poderosas, que auxiliem o coachee a ter insigths;
Ter a ciência de que o processo de coaching tem a função de estabelecer o processo de mudança do coachee, portanto não pode interferir nas decisões e nas ações dele;
Ter habilidade para desenvolver pessoas e acreditar no potencial que todos possuem.
Ser especialista e manter-se atualizado em seu nicho de atuação.
Embora a personalidade do coach tenha uma ação direta na qualidade do trabalho oferecido, existem alguns perfis de coachees que podem interferir negativamente, e por vezes até impedem a continuidade do processo de coaching:
Resistência ao confronto, ao desafio e a mudança;
Resistência ao feedback;
Resistência ou desculpas constantes para não realizar as tarefas;
Posicionamento como vítima, culpando os outros por todas as situações;
Resistência por ter sido obrigado a se submeter ao coaching (geralmente em empresas);
Situações mentais e emocionais que impedem de focar no processo.