No vídeo anterior abordamos a Identidade Empresarial como base para estabelecer Objetivos Estratégicos e apresentamos um passo a passo para desenvolvê-lo. Caso você não tenha acompanhado o vídeo anterior vale a pena voltar, ver o artigo e o vídeo para depois acompanhar aqui com mais clareza.
Então, após determinada a Identidade Empresarial de seu negócio, após estabelecidos os Objetivos estratégicos, parte-se para o Planejamento Estratégico, definindo ações específicas que determinem o que, como, com que, quem, quando fazer, quanto investir e como monitorar seu desenvolvimento.
IMPORTANTE: Planejamento Estratégico assertivo é desenvolvido com as pessoas chaves dos processos. Se você é um empreendedor individual é importante pensar em cada processo de seu negócio quando estiver desenvolvendo seu planejamento.
Voltando ao monitoramento das ações … é importante determinar em seu Planejamento Estratégico como ele deve ser feito, pois monitorar o resultado da ação é tão importante quanto executá-la. Assim, caso tenham tido circunstâncias que interferiram no resultado esperado, é possível redirecionar a trajetória durante o processo tomando decisões proativas e não apenas após o término dele. Desta forma otimizamos recursos e evitamos problemas futuros.
O monitoramento das ações deve ser feito continuamente pelo seu executor, focando nos aprendizados e resultados com cada ação, contudo pelo menos quinzenalmente, a equipe deve se reunir para fazer o acompanhamento do processo como um todo, para troca de ideias e tomada de decisões assertivas. Ressalto novamente que se você é um empreendedor individual, deve fazer da mesma forma: acompanhar constantemente o resultado de suas ações, contudo deve periodicamente avaliar o desenvolvimento das ações de seu projeto como um todo.
Assista ao vídeo e veja algumas dicas e colocações que podem te ajudar na compreensão destas questões.
Conclusões de ouro para vocês:
a) Planejamento Estratégico e monitoramento constante, com foco nos objetivos do negócio, trazem assertividade e resultados.
b) Quando você desenvolve o Planejamento Estratégico envolvendo a equipe e considerando as relações fornecedor e cliente interno, você promove a clareza da integração entre os processos, o que gera otimização das ações e engaja as pessoas.
d) Este engajamento gera o sentimento de “owner it”, que por sua vez leva as pessoas a propor melhorias nos processos, trocar ideias, buscar alternativas, promovendo assim a inovação.
e) Todo este cenário favorece o desenvolvimento de uma cultura organizacional de inclusão, desenvolvimento e prosperidade, gerando satisfação a todos os envolvidos e resultados sustentáveis.
Eu sou Silvia Luiz, Mentora de Negócios e Carreiras, e convido você para trocarmos ideias sobre este assunto!
Bora lá?
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