5 Dicas para assertividade no planejamento e desenvolvimento de seu negócio
Bora desenvolver sua empresa de forma lucrativa e sustentável. Avante 2022!
1. Entenda a situação atual de sua empresa
Faça uma análise real da sua empresa, em termos de processos internos e em termos de mercado, pois é muito importante entender os pontos fortes e a vulnerabilidade de seu negócio para tomada de ações assertivas.
Envolva sua equipe neste processo para ampliar a analítica e trazer alternativas interessantes de ação e desenvolvimento. Sugestões de ferramentas e fontes de análise:
- a) Matriz SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças em relação ao mercado);
- b) Análise da percepção e pesquisas de satisfação dos clientes;
- c) Análise os dados acima em relação a MISSÃO, VISÃO e VALORES da empresa para verificar a congruência das ações com os propósitos;
- d) Análise das informações em relação aos concorrentes x satisfação de clientes para identificar e/ou criar diferenciais competitivos;
- e) Brainstorming para aproveitar ao máximo as alternativas para definição das ações.
2. Reforce a Identidade de sua empresa
Com base nas análises acima, revisite e reforce a MISSÃO, VISÃO e os VALORES de sua empresa, garantindo que eles estejam expressos a cada momento em suas relações com clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores.
Para tanto seja o exemplo da expressão desta identidade empresarial, treine as pessoas envolvidas em seus processos e divulgue-a.
Agir conforme seus propósitos dá consistência e diferencia sua empresa!
3. Estabeleça objetivos estratégicos e monte um plano de ação
- a) a partir da VISÃO de sua empresa, estabeleça objetivos estratégicos.
- b) defina ações para cada um dos objetivos estratégicos definidos;
- c) defina a meta específica para cada ação;
- d) defina forma para monitoramento de cada ação.
4. Faça o planejamento das ações definidas
- a) para cada ação definida estipule: responsável (is), prazo, recursos (pessoais, físicos, financeiros) para garantir o atingimento das metas e o monitoramento conforme descrito acima;
- b) defina a peridiocidade para reunião de acompanhamento do planejamento estratégico, com todos os envolvidos, visando avaliar o desenvolvimento do processo e definir alterações caso seja necessário. Sugestão de peridiocidade é a cada 15 dias, no máximo mensal.
Atenção: quando falamos em alteração no processo, falamos de mudar a trajetória para atingir as metas. Considerando que as metas foram definidas a partir de uma análise do negócio, elas devem ser alteradas apenas eventualmente em caso de mudanças estratégicas, em especial em função de fatores externos, como exemplo uma pandemia como a que sofremos.
5. Divulgue e comemore os resultados
a) Divulgue os resultados para que todos os envolvidos possam acompanhar e sugerir ações para melhoria e/ou reforço das ações;
b) comemore o atingimento das metas de cada ação com a equipe.
Um Planejamento Estratégico consistente é aquele que entende os porquês e define os comos acompanhando os resultados.
A SUMMA Desenvolvendo Talentos tem expertise neste processo e auxilia microempresas e empresas de pequeno e médio portes neste processo.